Gestor de primeira viagem, e agora o que fazer , como agir?!
08/01/2013 12:15
Jovens profissionais costumam passar os primeiros anos de trabalho como colaboradores individuais nas organizações. Nesse estágio inicial da carreira, em que são “líderes de si mesmos”, tudo o que precisam fazer é gerenciar suas próprias habilidades para aprimorá-las.
Depois de desempenhar bem as competências técnicas, em geral esse profissional é promovido e desafiado a fazer contribuições mais elaboradas para a empresa. É aí que a situação se complica.
Uma das maiores dificuldades para gestores de primeira viagem é conseguir com que o trabalho seja realizado pelos outros. Parte desse problema é que eles querem continuar fazendo as atividades anteriores, quando precisariam dedicar mais tempo à gestão.
Para superar esses desafios, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar um gestor de primeira viagem:
Aprenda mais sobre os negócios. Vale a pena investir tempo ouvindo, observando e aprendendo com aqueles que possuem mais conhecimento e experiência institucional.
Tenha um plano para a área. Estabelecer metas, projetos e planos de ação é fundamental para manter a equipe e a área nos trilhos. É preciso avaliar os progressos realizados, fazer ajustes quando necessário e compartilhar com a equipe.
Reconheça suas limitações. Escolher as batalhas que se pode ganhar é essencial no início para não colocar nada a perder.
Procure um mentor. Ter alguém mais sênior para iluminar o caminho é uma vantagem. Refletir a respeito de um ponto de vista externo pode colocar os desafios em perspectiva.
Conquiste seu espaço. Estabelecer credibilidade é fundamental para manter uma equipe unida e fazer um bom trabalho. Esconder-se no escritório não é uma opção.
Dê o exemplo. Transmitir confiança e manter o equilíbrio é indispensável. Toda equipe adota as atitudes de seu líder, conscientemente ou não. Se o gestor for operacional, o trabalho será operacional. Se o gestor for inspirador, o trabalho será inspirador e assim por diante.
Controle suas emoções. Ser ponderado faz parte das atribuições de liderança. Reações e comentários podem ser usados contra o líder.
Seja consistente. A coerência e compatibilidade entre o que é dito e feito pelo líder é o mínimo esperado pela equipe. A contradição é a fraqueza das relações.
Com a equipe...
Faça reuniões individualmente. Conhecer mais sobre a história, experiência e aspirações de cada membro da equipe contribui para a conquista da confiança.
Defina objetivos. Determinar a visão de curto e longo prazos para a área é fundamental para trabalhar as expectativas da equipe e contar com o cumprimento das metas.
Simplifique. Remover obstáculos, dificuldades ou burocracias facilita o trabalho e incentiva a entrega da equipe.
Proporcione oportunidades de desenvolvimento. Reconhecer os pontos fortes de cada pessoa possibilita clareza para estabelecer planos individuais de aprendizagem.
Estabeleça relacionamento com outras áreas. Identificar parceiros e estreitar as relações pode melhorar o desempenho para ambas as partes. O líder também é uma espécie de embaixador.
Dê ritmo ao trabalho. Manter a energia do time é tarefa do gestor. Reforçar boas ideias, saber ouvir e ser aberto a sugestões estimula a colaboração entre as pessoas e facilita o trabalho de todos.
Comunique-se abertamente. Manter a equipe atualizada sobre as informações da área estabelece direção e clareza no trabalho.
Fonte: “Twenty tips for first-time managers” – Bloomberg Businessweek, 2010.
———
Voltar