[CTSF] - Introdução ao Teste de Software

09/10/2010 14:37

 

Teste de software é o processo de execução de um produto para determinar se ele atingiu suas especificações e funcionou corretamente no ambiente para o qual foi projetado. O seu objetivo é revelar falhas em um produto, para que as causas dessas falhas sejam identificadas e possam ser corrigidas pela equipe de desenvolvimento antes da entrega final. Por conta dessa característica das atividades de teste, dizemos que sua natureza é “destrutiva”, e não “construtiva”, pois visa ao aumento da confiança de um produto através da exposição de seus problemas, porém antes de sua entrega ao usuário final.

O conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um software significa verificar através de uma execução controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal desta tarefa é revelar o número máximo de falhas dispondo do mínimo de esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

Ao longo da publicação [CTSF - Conceitos de teste de sofware], iremos passar e discutir os principais conceitos relacionados às atividades de teste de software, as principais técnicas e critérios de teste que podem ser utilizados para verificação ou validação de um produto (software), assim como exemplos práticos da aplicação de cada tipo de técnica ou critério de teste.

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.