Teste Beta

25/02/2010 12:01

 Teste Beta

Quanto custa um teste beta? Quantas empresas conhecidas no mundo todo lucram com testes feitos pelo usuário? Você sabe quem é este usuário?  É você que está lendo este artigo.

O Teste Beta é realizado em cima do software que não tem release final e é disponibilizado para o usuário afim dele “experimentar”. O produto  disponibilizado pela empresa antes de ser distribuído ou vendido como versão final, é oferecido gratuitamente em vários sites ou até mesmo no site da própria empresa para “download”. Ou seja, você usa e abusa do software por um tempo determinado e todo erro que é encontrado é reportado à empresa responsável pelo software, eles corrigem o erro e disponibilizam várias versões até chegar um nível mínimo de falha.

Por exemplo, ao testar um software complexo e pesado como sistema operacional pela equipe de teste, este teste maximiza custo e tempo para o lançamento da versão final, mas com a utilização de teste beta, além de divulgar o produto, minimiza o tempo e custo à empresa. Assim, a empresa distribuidora do software, consegue credibilidade em cima do seu produto a um baixo custo.

Como o teste beta é feito no ambiente de produção [máquina do usuário], a empresa também pode englobar o teste de configuração, cujo objetivo é fazer o software funcionar dentro da configuração esperada e analisar os  resultados de configurações que não suportariam o software. Conseguindo um controle maior para suportabilidade do software em uma versão melhorada do mesmo.

Agora pense quanto tempo você trabalhou de graça para uma multinacional e ainda teve que comprar o software que você ajudou a testar!

 

Jonathan Rodrigo

Vitor Willian 

Voltar

Tópico: Teste Beta

Nenhum comentário foi encontrado.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.